sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PROCERGS é parceira na criação da Sala de Gestão

Companhia foi responsável pela infraestrutura do local que é utilizado para o Governo do Estado gerenciar seus projetos prioritários


Localizada no subsolo do Palácio Piratini, a Sala de Gestão foi inaugurada oficialmente no dia 13 de setembro de 2011, mas está em funcionamento, para acompanhar o andamento dos projetos estratégicos mais importantes do governo estadual, desde julho do mesmo ano. Com 142 metros quadrados, a sala possui 17 estações de trabalho, duas impressoras, cinco telões, projetor datashow, acesso a internet wireless, áudio, câmera e microfones para webconference, mesa para reuniões e espaço para comportar até 75 pessoas.

O projeto de infraestrutura de TI da Sala foi gerenciado pela PROCERGS, que recebeu a demanda para trabalhar na construção da Sala em fevereiro de 2011, quando o então Secretário-Geral de Governo, Estilac Xavier, trouxe a experiência do governo de Pernambuco, onde, no Brasil, foi criado o primeiro espaço centralizado para acompanhemento dos projetos públicos.

Responsável por todo o gerenciamento na área de tecnologia, como eletrônica, cabeamento, tecnologia acoplada, gestão dos equipamentos e conectividade, a PROCERGS concebeu e executou o projeto, desde a organização das ações até a instalação dos equipamentos e da mobília. “Nós precisávamos ter uma visão geral de tudo o que estava acontecendo nesse projeto. Então, toda a questão de infraestrutura passava por nós”, afirma Daniel Bighelini, gerente do projeto.

De acordo com Cesar Telles, a grande dificuldade na execução do projeto foi a falta de conhecimento prévio, por se tratar de uma ferramenta de governo nova. No entanto, o conhecimento que a empresa tem em tecnologia ajudou a superar as dificuldades. “A PROCERGS colocou todo o grande know-how que ela tem em tecnologia, para fazer com que toda a parte de gestão de projetos prioritários fosse apresentado ao governador e secretários em uma vanguarda tecnológica que a própria Companhia não conhecia”, explica Cesar Telles.

A equipe foi constituída pelos colegas Daniel Bighelini (DTI-SMO), gerente do projeto, Humberto Nicolini (DTC-SIR) e Walter Schnack (DTC-SPR), além de outros colaboradores que se envolveram em diferentes fases do projeto. Os analistas de negócios envolvidos foram Everton Hagen e mais recentemente Jairo França (DRC), que atendem a Secretaria-Geral de Governo (SGG), cliente desse projeto.

O Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) é uma solução criada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para acompanhar o andamento dos 130 projetos prioritários, estimados em 12 bilhões de reais. No SME, o governador e os secretários podem visualizar quais são as obras que estão tendo progresso.

Instalado no dia 21 de dezembro, o BigBlueButton - uma solução em software livre para webconference - irá permitir que se acompanhe as reuniões realizadas na Sala de Gestão à distância. Com uma câmera instalada na sala, o governador terá a possibilidade de participar das discussões remotamente.

Anteriormente vinculada à modernização do complexo do Palácio Piratini, a criação da Sala de Gestão foi separada do plano original por se tratar de uma obra muito complexa. Cesar Telles destaca que no início as ações estavam dispersas. Por isso ele ressalta a importância da PROCERGS para a conclusão da Sala, que aplicou seus conhecimentos em gestão de projetos. “A gente criou uma estrutura organizada de ações. A completude do projeto, em cima de prazos, se deu pela aplicação de gestão”, conclui.

Confira a galeria de fotos que mostra a construção da Sala de Gestão clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário