O Governo do Estado, através da PROCERGS, da Casa Civil e da Secretaria de Segurança Pública e o Comitê Gestor da Internet no Brasil assinaram protocolo hoje no FISL
O Governo do Estado, através da PROCERGS, da Casa Civil e da Secretaria de Segurança Pública, assinou hoje durante o 12o. Fórum Internacional de Software Livre (FISL), um protocolo de intenções que prevê a elaboração de um projeto sobre Dados Abertos no Estado do RS.
Esse projeto ocorrerá em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e prevê o engajamento do Estado na democratização da informação. Na prática o Rio Grande do Sul passará a disponibilizar, de forma pioneira no Brasil, um amplo set de dados públicos para que a sociedade possa, a partir destes dados, desenvolver novos sistemas ou mesmo extrair informações e realizar estudos que possibilitem novos olhares sobre os dados públicos.
Segundo Cláudio Dutra, vice-presidente e responsável, na PROCERGS, por esse projeto, "estudos mostram que a comunidade tem uma ampla capacidade de produzir novos cruzamentos e informações a partir das bases de dados públicas. Esse é um novo patamar do que chamamos de Governo Eletrônico, com a ampliação da democracia participativa, permitindo cada vez mais que o cidadão tenha controle sobre os governos."
O primeiro set de dados liberado é o da Secretaria de Segurança Pública, que está disponibilizado já a partir do FISL. Na sequência outros órgãos do Estado participarão deste projeto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário