quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PROCERGS: uma empresa a serviço dos gaúchos

As mudanças que ocorreram na PROCERGS nos últimos meses e os resultados decorrentes desse processo são uma referência para o setor público brasileiro, dada a dimensão dos desafios enfrentados a partir da definição de um novo caminho para a companhia em 2007. Para traçar esse caminho foi preciso um novo foco para os negócios, um total apoio da gestão e, fundamentalmente, a dedicação e empenho dos funcionários.

A determinação em conduzir essa transformação ocorreu paralelamente ao processo de ajuste fiscal do governo do Estado, desde que identificada na PROCERGS um parceiro fundamental para a redução de gastos e a modernização da gestão pública. Era preciso reduzir despesas em todos os órgãos para equilibrar as finanças públicas e, como decorrência, seria possível atingir o objetivo final do ajuste fiscal: recuperar a capacidade de investimentos com melhoria dos serviços prestados à população.

Esse papel identificado na PROCERGS era mais do que evidente e necessário, já que todas as evoluções nas áreas sociais, de educação, saúde, infra-estrutura e de atendimento à população passam pela tecnologia da informação, de forma mais direta ou indireta. Se essa relevância da tecnologia é incontestável em todas as áreas de negócios e serviços privados, quanto mais nas redes do Estado, que abrigam milhares de usuários, cada vez mais próximos dos canais de informação.

A PROCERGS tinha desafios históricos a enfrentar, pois atendia a diversos mercados, não tinha uma constância de bons resultados nos seus balanços e os custos que gerava em seus processos eram repassados a toda a administração. E se havia a necessidade de melhorar os resultados da companhia, o ano de 2007 era, também, o momento ideal para melhorar as condições de trabalho dos funcionários.

A partir da estruturação do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal e da proximidade com a Secretaria da Fazenda, a PROCERGS ampliou a interface com os clientes, funcionários e com o acionista majoritário para definir prioridades. À medida que auxiliava o Tesouro no processo de equilíbrio das contas públicas, a empresa também obtinha benefícios, tendo melhores condições de negociação com os fornecedores, investindo em infraestrutura, buscando novos técnicos e aprimorando seu programa de Participação nos Resultados.

Nesse trajeto, a empresa qualificou seus indicadores e ampliou os investimentos, que passaram de R$ 6,3 milhões, em 2007, para R$ 13 milhões em 2009. Compatibilizou preços com o mercado, integrou soluções aos objetivos dos programas de governo e às necessidades de todos os Poderes, dando suporte à condução das políticas públicas e focando sua ação em segmentos estratégicos para o Estado. Os ganhos foram repassados e proporcionaram cerca de 30% de redução nos preços dos contratos.

Esse processo de eficientização da PROCERGS não está finalizado, assim como há muitos desafios para a modernização do Estado e a consolidação do ajuste fiscal. Mas não há dúvidas de que optamos pelo caminho certo, que foi o do fortalecimento da PROCERGS. Prova de que essa decisão foi acertada, são os prêmios recebidos pela companhia nesse período, como um reconhecimento à dedicação das equipes.

Todos os avanços conquistados na redução de despesas, na melhoria das receitas do Estado e na modernização de processos e órgãos passaram pela PROCERGS, que tornou-se destaque nacional em governo eletrônico, inclusive com soluções no atendimento a outros Estados. Importantes ganhos foram obtidos para as pessoas, para a sociedade e para a gestão pública.

Ricardo Englert
Secretário da Fazenda
Presidente do Conselho de Administração da PROCERGS

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