Em apoio ao Projeto Província de São Pedro, a rede de alta velocidade do Estado beneficia, em sua primeira fase, alunos e professores dos municípios de Bagé e Aceguá, abrangendo 23 escolas, 6 mil estudantes e 800 professores da rede estadual de ensino básico. Confira Galeria de Fotos !
Nesta quinta-feira(26/04), a InfoVia RS realizou sua primeira entrega dentro do projeto que visa disponibilizar banda larga aos municípios gaúchos.Foi em Bagé e Aceguá, em apoio ao Projeto Província de São Pedro, coordenado pela Secretaria Estadual da Educação, e que tem por objetivo fornecer um computador para cada aluno e professores das escolas estaduais localizadas nos municípios da região de fronteira com o Uruguai.
Na oportunidade foram distribuídos 315 netbooks a professores e estudantes de Bagé e Aceguá, em ato realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Edisson Heráclito Cerezer, em Bagé. Ao todo serão entregues para estes municípios 7,5 mil equipamentos, beneficiando 23 escolas estaduais de ensino fundamental - em torno de 6 mil alunos - e 800 professores . O investimento é de R$ 5,3 milhões, abrangendo aquisição de netbooks, instalação de infraestrutura nas escolas e formação dos professores.
Na ocasião, o governador do Estado, Tarso Genro, destacou o avanço das novas tecnologias como forma de controle da população sobre seus governantes. "É um instrumento de organização, inserção e qualificação da vida pública". Referindo-se à InfoVia RS, ele enalteceu o trabalho realizado, de forma integrada, entre a SECOM e a PROCERGS na disseminação da cultura digital no Rio Grande do Sul. “São órgãos formados por quadros técnicos da mais alta relevância, e que vêm mostrando resultados significativos para o nosso governo”.
Em seu discurso, o diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação(Secom), Gerson Barrey, disse que a InfoVia RS é a rede corporativa do Governo gaúcho."É uma proposta orientada para um modelo público inovador e sustentável de infraestrutura de rede, com redução de custos atuais de telecomunicação no Estado".
O diretor-presidente da PROCERGS, Carlson Aquistapasse, enfatizou na oportunidade o fato da InfoVia RS ser idealizada a partir de um pool de entidades do Governo que reconhecem a importância da inovação tecnológica e também da inclusão digital no Estado. “O sucesso do projeto se deve ao esforço conjunto de protagonistas como as secretarias Geral de Governo, da Comunicação e Inclusão Digital, Fazenda, Planejamento, Educação, da Ciência, Inovação e Desenvovimento Tecnológico, e órgãos como CEEE, Sulgás e Banrisul".
Conforme Carlos Alberto Augustini, que representou a Secretaria da Fazenda no evento, o Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do RS (PROFISCO-RS) fará investimentos vultuosos na InfoVia RS. "O PROFISCO objetiva elevar a tecnologia e a capacitação das áreas de ponta da Fazenda e uma parte relevante dos investimentos fortalecerá a rede de telecomunicações do estado..."
Sobre a InfoVia RS
O projeto tem por objetivo promover a inclusão digital e contribuir com a capacitação da população para o uso das tecnologias da informação e comunicação. A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal, e, do ponto de vista tecnológico, visa dotar o estado - através de infraestrutura própria - de uma rede de alta velocidade, com serviços de trasmissão de voz, dados e imagem que serão utilizados para viabilizaros projetos do Governo Estadual
O projeto conta com as parcerias da Secretaria Geral de Governo, Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Secretaria da Educação, Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, PROCERGS, CEEE, SULGÁS e BANRISUL.
CLIQUE AQUI para conferir a Galeria de Fotos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário