Dando continuidade à série Socioambiental em foco apresentaremos o Projeto Pescar, do módulo Inclusão Digital do programa RSA.
Desde 2006, 98 jovens já se formaram no Projeto Pescar da PROCERGS. O programa oferece formação pessoal e profissional através de aulas de cidadania e de informática para jovens estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social. A 7º turma iniciou o programa neste mês de março com 22 alunos.
Durante um ano, os jovens passam 60% das tardes assistindo a aulas na área humana e comportamental, e 40% na área técnica. As aulas da área humana visam o desenvolvimento pessoal e interpessoal dos alunos, e tratam de família, saúde, direito, cidadania, empreendedorismo, meio ambiente e ecologia. As aulas técnicas tratam de sistemas operacionais, pacote office, internet, redes sociais, HTML, tratamento de imagens, correio eletrônico e criação de sites no Wordpress.
Neste ano, o curso passa a ser Iniciação Profissional em informática com ênfase em Web Design. Até o ano passado a ênfase era em Help Desk. A carga horária das aulas também mudou, aumentando de 825 horas para 1140 horas. "A reformulação do curso é essencial para melhor qualificar o jovem e atender as demandas do mercado" explica Ana Escouto, coordenadora do Projeto Pescar na PROCERGS.
No final do programa, os alunos são encaminhados para o mercado de trabalho. Um resultado a ser ressaltado é o fato de que o programa da PROCERGS teve 100% de empregabilidade nas últimas 5 turmas. Nathália Farias Peres, estagiária na empresa e ex-aluna do Pescar, conta que as aulas são ótimas pois elas são bem práticas e participativas, e acrescenta: “Participar do Pescar mudou toda minha rotina, minha vida, aprendi a conviver com as pessoas, com os erros. Amadureci muito. A gente é obrigada a crescer”.
Shana Sudbrack
Coordenação de Comunicação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário