Solução permite consultas a movimentações e saldos de propriedades rurais a partir da Internet ou via aparelho celular
Todos os pecuaristas gaúchos já podem consultar, pela internet ou via aparelho de telefone celular, movimentações e saldos de suas propriedades, o que só era possível obter com o comparecimento à Inspetoria Veterinária. Desenvolvido pela PROCERGS, o sistema é resultado do trabalho de estruturação do Serviço de Defesa Agropecuária (SDA), realizado por técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio: um completo banco de dados que reúne informações de 300 mil propriedades e cerca de 400 mil produtores gaúchos.
Além de transformar as antigas fichas num banco de dados digitais, o dispositivo já vinha operando com a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA). O primeiro serviço disponibilizado aos produtores foi o credenciamento de técnicos habilitados pelo Ministério da Agricultura para efetuarem algumas movimentações diretamente no cadastro. A estimativa do veterinário Eduardo Vergara, um dos coordenadores do trabalho, é de que existam aproximadamente 150 médicos veterinários credenciados pelas empresas integradoras de aves e 60 pelas de suínos para executarem estas operações.
Com o novo módulo, já disponível a partir desta segunda-feira (23), o produtor, mediante uma senha - que obterá na Inspetoria Veterinária e Zootécnica -, terá acesso ao cadastro completo de sua propriedade. "Poderá ficar sabendo do saldo de animais registrados, das movimentações realizadas, das vacinas informadas e das declarações encaminhadas", explica Vergara, que compara o novo serviço a um extrato bancário, na medida em que será possível a impressão.
"Com isso, todos ganham. O produtor, que não precisará ir à IVZ para obter estas informações - disponibilizadas agora de forma instantânea, sem burocracia -, e a própria Secretaria e seus funcionários, que ganharão mais tempo para outras atividades inerentes ao trabalho que realizam no atendimento ao público",destacou o médico veterinário.
Para o secretário Luiz Fernando Mainardi, este é mais um avanço, que coloca o Rio Grande do Sul num lugar de destaque na modernização da atividade agropecuária. "Este é um passo de muitos ainda que vamos dar para facilitar a vida do produtor e qualificar nossos serviços", explicou Mainardi.
A equipe da PROCERGS responsável por desenvolver o sistema é formada por Marcus Pereira, João Matiuzzi, Mauro Lipp, Fausto Bernardo, Aldo Bohrer e Fernando Ernesto Nunes, do setor DAS/SES.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário